Grão Mogol


Grão Mogol, cidade histórica, situa-se no sudeste do Brasil e no Norte de Minas Gerais, privilegiada com seu aspecto natural recebe muitos turistas. É uma cidade com 15.889.622 habitantes e densidade de 4,0 hab/km² . Devido ser histórica os cuidados com a limpeza da cidade e o controle dos impactos ambientais devem ser analisados com maior importância e concientização das pessoas, mas não é bem o que esta acontecendo.

                                                    

Sábado, 25 de Setembro de 2010 fizemos uma visita ao lixão da cidade , para que com que esta poçamos comprovar como estão os cuidados com o lixo da própria.
                                                          
                                                                   

  Analisamos a precariedade dos devidos cuidados com lixo e percebemos que não há um aterro sanitário correto como pensam a população da cidade, o lixo está a céu aberto com proliferação de animas pesonhentos e passáros.



  Os restos de comida que existem no lixo permitem que certos seres vivos se desenvolvam, esta sofrem decomposição sob a ação de microorganismos. Isso produz o mal cheiro.
Além disso, quando chove, a água se mistura com os resíduos dessa decomposição. O líquido resultante dessa mistura, denominado chorume, se infiltra na terra e pode contaminar o lençol subterrâneo.
  O aterro não esta sendo revestido com uma camada de material plástico, além disso, não possui tubos que retiram chorume acumulado, nem tanques de tratamento.



O descarte do lixo é um dos sérios problemas da sociedade atual. O lixo trás problemas ligados á ocupação de espaços, ao mal cheiro, a propagação de doenças e a contaminação do lençol subterrâneo.
O prejuízo á saúde e ao meio ambiente são algumas das razões que fazem dos lixões locais inadequados para a destinação do lixo.