A temática ambiental vem despertando preocupação em todo o Planeta há cerca de três décadas. Até então, acredita-se que, com o avanço da tecnologia, poderíamos resolver vários dos nossos problemas pessoais e coletivos. No entanto, o modelo de desenvolvimento gerado em decorrência dessa crença alimenta uma sociedade insaciável por bens de consumo e sedenta por produtos que facilitem cada vez mais a nossa vida.
Tal modelo, levando-se em conta sua dimensão ambiental, repercute diretamente na exploração da natureza, na produção e destino de resíduos e na sustentabilidade do atual modelo de produção e consumo.
Do ponto de vista econômico e social, nossas decisões ao consumir influenciam diretamente o mercado como um todo, afetando a política de preços, a geração de empregos dignos, a justa distribuição de renda e a responsabilidade social e ambiental de empresas e cidadãos.
Mas, é na dimensão pessoal, através da tomada de consciência sobre o que consumimos influenciados pela midía, sem a necessária reflexão e elaboração (consumo compulsivo) e na nossa cultura comodista do "comprar pronto" e do "descartável, que podemos construir uma base para entender, compreender e atuar de maneira integrada em todas as dimensões do consumo consciente.
Ficou ótimo. Parabéns. Nota 10
ResponderExcluirFicou melhor ainda. O trabalho ficou ótimo!!!!
ResponderExcluirOlá alunos deste grupo (que estudou sobre o lixão em Grão Mongol e o seu impacto ambiental) e professor Ricardo!
ResponderExcluirParabéns pelo excelente trabalho. Desejo que a partir de ações como estas vocês consigam gerar campanhas educativas na cidade e região para promover a preservação ambiental que é tão fundamental para a vida de todos. O blog está muito criativo, bonito e apresenta informações importantes. O grupo reconheceu o problema, apresentou soluções e fundamentou o assunto. Adorei!
Grande abraço,
Professora Vera – Juiz de Fora